Alfa Romeo Stelvio chega em Abril
O Stelvio é o primeiro SUV da Alfa Romeo. Mas, com propostas com motores como o 2.0 a gasolina com 280 cv ou o 2.2 diesel de 210 cv, fica bem próximo das ofertas mais desportivas da gama actual da marca de Arese.
A geometria da suspensão não foi alterada. Mantém os quadriláteros anteriores, apesar de algumas alterações no seu ancoramento, e conserva o eixo multi-braços traseiro. A principal alteração passa pelo aumento do curso dos amortecedores para garantir uma maior polivalência de utilização. Mas – diz quem já o guiou – não há alterações importantes ao nível do comportamento dinâmico, porque o baixo centro de gravidade conseguido evita o rolamento da carroçaria em curva.
O Stelvio vai começar por ser disponibilizado com a tracção total permanente Q4, disponível no Giulia, o que em face da fiscalidade em Portugal penaliza o seu preço. A proposta Q2 de tracção traseira, mais adaptada à realidade nacional, vai surgir posteriormente, associada ao motor 2.2 turbodiesel de 180 cv, que será a opção mais acessível desta nova família de modelos, apesar da marca ainda não adiantar estimativas de preços para Portugal.
O Stelvio Quadrifoglio, com o motor 2.9 V6 de 510 cv, foi o primeiro a ser apresentado, mas será o ultimo a entrar em cena.